A VERDADE SOBRE O NOME JESUS

a-verdade-sobre-o-nome-jesus            Infelizmente muitas pessoas bem intencionadas são enganadas por informações  errôneas disseminadas principalmente na internet acerca do nome “Jesus” atribuindo uma origem pagã a esse nome, mas, que na verdade é uma transliteração dos originais hebraico/aramaico [1] O pior é que a grande maioria nem se dá ao trabalho de pesquisar melhor antes de repassar informações erradas e grosseiras.

Algumas pessoas chegam a afirmar que o nome “Jesus” refere-se a um deus pagão grego metade cavalo, metade porco. Entretanto as criaturas da mitologia grega com as características de homem/cavalo chamavam-se Centauros (metade humanos e metade cavalos) e viviam (segundo a mitologia) nas montanhas da Tessália. Em grego a palavra cavalo é “Híppos” de onde deriva o vocábulo Hipódromo, não havendo relação com Jesus. Quanto ao de metade porco não existe tal criatura na mitologia grega.

Outro equívoco é também relacionar o nome de Jesus em aramaico “Yeshua” ou “ישוע” com cavalo, esse absurdo é defendido principalmente pelos que somente aceitam a palavra Yaohushua como o nome do Messias. O sufixo “shua” está escrito com a letra shin “ש” o equivalente hebraico ao nosso “s” e “sh” não com a letra Samer que é um outro “s” utilizado no hebraico para escrever a palavra cavalo. Ou seja, Yeshua nada tem a ver com cavalo. Tampouco a transliteração latina do nome Jesus “IESUS” referem-se a cavalo: Em latim havia duas palavras para esse animal: “Equus” de onde vêm os vocábulos equídeo e equino. Denominação dada para as montarias dos cavaleiros. E tambem “Caballus” de onde vem a nossa palavra cavalo, e era usada para denominar os animais de serviço.

Indivíduos desinformados têm utilizando a separação silábica do português: Je-sus compararam o sufixo ‘SUS’ com a palavra latina “SUS” que na língua dos romanos significa suíno [2]. Daí acreditarem também no absurdo de que Jesus era uma divindade romana meio porco meio homem. Acontece que a separação das silabas do nome IESUS que é o nome Jesus em latim separa-se diferente do português, com o sufixo terminando em “us” sendo da quarta declinação segundo o dicionário de Latim. Assim, a separação acontece da seguinte forma: IES-US ou Jes-us e não “SUS”. Ou seja, pessoas que nunca pegaram num dicionário de Latim para averiguar a verdade. Na internet podem-se encontrar vários dicionários de latim que se consegue baixar gratuitamente [3].

Existe ainda quem tente relacionar o nome de Jesus os deuses solares gregos e romanos, todavia, o astro rei na língua de Sócrates chama-se “Hélio” e em latim ‘solis’. O Sol invicto era um título religioso dado a algumas divindades romanas, com a conversão do Império Romano ao Cristianismo foi substituído pelo símbolo Chi Rho. Ou seja, nada tem haver com Jesus.

Como vimos todas essas alegações são totalmente falsas e o nome Jesus é completamente autentico. Podemos exprimir através dele a nossa fé no Messias divino, aquele mesmo que andou pelas terras da Judeia e que é o caminho, a verdade e a vida.

Jefferson Moura de Lemos

Referências e notas:
[1] Ver nosso artigo: A importância do nome hebraico de Jesus no Espiritismo
[2] Outra palavra latina para porco é “porcus”.
[3]https://pt.wikibooks.org/wiki/Latim/Imprimir

https://pt.wikipedia.org/wiki/Declina%C3%A7%C3%A3o_%28gram%C3%A1tica%29
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yeshua
http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/porco/
http://www.dicionarioetimologico.com.br/cavalo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio_%28mitologia%29
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chi_Rho
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3dromo

Ver também o vídeo do professor Fábio Sabino: https://www.youtube.com/watch?v=Q7LkrCrmQAo

Anúncios
Esse post foi publicado em O nome de Jesus e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s