NÃO JULGUEIS

NÃO JULGUEIS

 “Não julgueis para que não sejais julgados”

Mateus 7:1

           Jesus afirmou que, assim como julgamos o nosso próximo, tambem seremos julgados.

         Certa vez, em uma de suas caminhadas o mestre se defrontou com um homem, que lhe suplicou: “Mestre, diga a meu irmão que reparta comigo a herança”. Mas ele respondeu: “Homem, por que pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?” (Lucas 12:13-14)

          Jesus Cristo, apesar da grandiosidade de seu espirito (à despeito de ser o maior que já veio à Terra), que estava em condições de exercer qualquer julgamento, não concordou em desempenhar o papel de juiz. Por isso, nós, criaturas imperfeitas e cheias de parcialidades, de paixões e de egoísmo, devemos pensar duas vezes antes de proferir um julgamento sobre os atos dos nossos irmãos de jornada terrena.

          A máxima “com a medida que medirdes hão de medir a vós” guarda o mais íntimo parentesco com outra sentença proferida pelo mestre:” quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Isto implica dizer que, no âmbito da lei de causa e efeito, seremos bitolados pelo mesmo gabarito que usarmos contra os nossos irmãos no desenrolar da vida terrena.

          Se o nosso juízo for unilateral quando julgamos as atitudes e os atos do nosso próximo, como pretendemos um julgamento equitativo para com as nossas próprias ações? O nosso falso juízo, prejudicando alguém, faz com que surja a necessidade de um reajuste, uma vez que não há efeito sem causa.

          O preceito proferido por Jesus não se aplica apenas aos indivíduos, mas é extensivo às instituições, às cidades e às nações.

Magaly Sônia Gonsales

Extraído da Revista Cristã de Espiritismo

Ano 02  nº10  pág.36

Esse post foi publicado em Lei de Ação e Reação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s