O PRIMEIRO DIA “PARTE 2”

O PRIMEIRO DIA

PARTE 2

 

     ‘Deus disse: Haja Luz e ouve luz. Deus viu que a Luz era boa e Deus separou a luz e as trevas. – Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. – Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia.”

Gênesis 1: 3-5

          A luz sendo criada antes do sol parece uma contradição, mas não era para a mente dos antigos hebreus. A visão que tinham de Deus era muito materializada, colocavam muitos atributos humanos na divindade, desse modo, como os dias da criação se desenvolveriam numa sucessão de dias e de noites, quer dizer, em dias de 24 horas, Deus necessitava de luz para criar então, fez surgir primeiro a luz e assim iluminar o universo aquático, então em trevas. 

“Dizendo que a criação foi feita em seis dias terá Moisés querido falar de dias de 24 horas, ou terá empregado essa palavra no sentido de período, de duração? É mais provável a primeira hipótese, se nos ativermos ao texto acima primeiramente, porque esse é o sentido próprio da palavra hebraica iôm, traduzida por dia. Depois a referência à tarde e à manhã, como limitações de cada um dos seis dias, dá lugar a que se suponha haja ele querido falar de dias comuns. Não se pode conceber qualquer duvida a tal respeito, estando dito no versículo 5: “Ele deu à luz o nome de dia e às trevas o nome de noite”; e da tarde e da manhã se fez o primeiro dia.” Isto, evidentemente, só se pode aplicar ao dia de 24 horas, constituído de períodos de luz e de trevas. Ainda mais preciso se torna o sentido, quando ele diz, no versículo 17 falando do sol, da lua e das estrelas: “Colocou-as no firmamento do céu, para luzirem sobre a terra; para presidirem ao dia e à noite e para separarem a luz das trevas. E da tarde e da manhã se fez o quarto dia.”.  Allan Kardec, Gênese capítulo XII, item 7.

 

 

 

       Jefferson Moura de Lemos

 

 

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém, 7ª impressão: julho de 1995,

Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus.

Tradução do texto em língua portuguesa,

diretamente dos originais

 

Anúncios
Esse post foi publicado em 2 - O Primeiro dia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O PRIMEIRO DIA “PARTE 2”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s