CASAMENTO ESPÍRITA

CASAMENTO ESPÍRITA

 

         O Espiritismo é uma doutrina onde não existem ritos nem cerimônias, por isso mesmo não existe nas suas diretrizes doutrinárias o emprego do cerimonial do casamento.

         Isto não significa que a doutrina espírita seja contra o casamento, pois o Espiritismo vê a instituição familiar como legítima e respeitável, apenas quer dizer que a doutrina não aceita que se faça a cerimônia do casamento dentro da instituição.

         O Espiritismo acredita que onde existe o verdadeiro amor, este já esteja automaticamente abençoado por Deus. A bênção do Pai celestial não está restrita às paredes de uma instituição ou esta condicionada a realização de uma cerimônia, Deus está em todo lugar ao mesmo tempo, abençoando os corações sinceros e amorosos. Disso resulta que a felicidade conjugal independe se o casamento é realizado no religioso ou no civil, mas, se os corações estão ligados por laços indissolúveis que envolvem respeito, amizade, sinceridade, confiança e fidelidade. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXII, item. 3,4)

         No entanto, respeitando as leis vigentes em cada país, o casamento do espírita deve ser feito no civil. Todavia, não é vetado ao espírita, caso o noivo ou a noiva seja de crença diferente, casar tambem no religioso segundo as formalidades da religião do parceiro ou da parceira. Esse respeito a crença alheia deve ser levada até o limite em que não venha a agredir a nossa própria convicção pessoal, pois somos livres para não aceitar determinadas imposições, seja do futuro conjugue ou de seus familiares.

         Embora não adote a cerimônia do casamento em si, visto que o ato é um ritual, e o Centro Espírita não adota rituais ou sacramentos, nada impede que após o enlace matrimonial se possa fazer uma comemoração dentro do Centro Espírita, com algumas palavras de incentivo do dirigente da instituição, de algum familiar ou uma pessoa próxima ao casal. Tudo de modo informal sem tendências a ritualização.

 

 

 

Jefferson Moura de Lemos

Anúncios
Esse post foi publicado em Práticas exteriores II e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para CASAMENTO ESPÍRITA

  1. felicia disse:

    Eu e meu noivo somos espíritas e vamos nos casar final do ano. Como todo espírito reencarnado num corpo feminino, sonho com o vestido de noiva, que não faltará em nosso casamento, srsrsr. Seremos muito felizes, como já somos, pois existe muito amor entre nós e para outros que amamos, como nossas familias, amigos, companheiros de doutrina, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s