PERISPÍRITO

PERISPÍRITO

 

         Sempre empregando a ciência como base do Espiritismo, Allan Kardec utilizando o vocábulo Perisperma usado no meio cientifico para designar a parte carnosa que envolve um fruto, criou a palavra Perispírito para denominar o corpo espiritual.  O corpo que envolve o espírito.  

         Ao deixar o envoltório físico por meio da morte ou mais propriamente falando do desencarne, o Ser espiritual toma posse desse “novo” corpo que o individualiza e mantêm a mesma aparência que tinha quando na matéria.

         Na verdade o Perispírito é o envoltório natural do Espírito, o acompanha sempre: antes, durante e depois do nascimento e prossegue no mundo dos Espíritos e em todas as suas reencarnações. O perispírito é o corpo espiritual de que fala o apóstolo Paulo de Tarso em sua carta aos coríntios.

         No entanto, o Perispírito ainda é matéria, só que em um estado diferente que poderíamos chamar de matéria extra-física e por isso mesmo, apenas um instrumento do Espírito.    

         Sensível ao pensamento, o Perispírito se molda seguindo as diretrizes da mente que o dirige.  Desse modo, é através do Perispírito que o Espírito se mostra tal qual era quando encarnado, com os mesmos defeitos físicos ou a mesma roupa que usava na sua ultima existência.  

         No Espírito é onde se encontram todas as faculdades do homem: o pensamento, a moral, a consciência; enfim, capacidades que independem da matéria como o afirmou Kardec: “se o pensamento fosse propriedade da matéria teríamos a matéria bruta a pensar. Ora, como ninguém viu a matéria inerte dotada de faculdades intelectuais; como quando o corpo morre, não mais pensa forçoso é que se conclua que a alma independe da matéria e que os órgãos não passam de instrumentos com que o homem manifesta seu pensamento”.

 

Jefferson Moura de Lemos

Anúncios
Esse post foi publicado em Perispírito e Erraticidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s