LIBERTAÇÃO PELO ESPIRITISMO

LIBERTAÇÃO PELO ESPIRITISMO

 

 

         Todos sonhamos com a liberdade plena, porém temos que caminhar muito para conquistá-la, porque ainda somos dominados pela ignorância e pelas imperfeições morais que a limitam.

         O Espiritismo mostra-nos, com muita clareza, diversas medidas que podemos adotar para combater a ignorância e as imperfeições morais e desenvolver as virtudes.  As mais importantes são o estudo, o autoconhecimento e o aperfeiçoamento moral.

         O estudo amplia a nossa visão da vida e do universo, bem como das leis que os governam. Com ele compreendemos quem somos, donde viemos, para onde iremos e o que nos aguarda na vida espiritual. Todavia, só o conhecimento não é suficiente.

         Com o conhecimento de nós mesmos temos a oportunidade de compreender a extensão da nossa ignorância, os conhecimentos que já adquirimos, nossos limites, assim como os defeitos e qualidades. Assim podemos programar as ações a serem postas em prática com o objetivo de melhorar-nos.

         O aperfeiçoamento moral se faz com o combate das imperfeições e a prática das virtudes. Assim podemos mudar os nossos sentimentos, pensamentos e ações, passando a viver em harmonia com as leis de Deus. Entre as imperfeições morais, as que maiores obstáculos apresentam ao progresso são o orgulho e o egoísmo as quais devemos combater constantemente.

         O conhecimento espírita nos proporciona explicação convincente para as causas do sofrimento, que podem estar tanto na existência atual, como nas anteriores. São a imprevidência, os excessos de toda a natureza, enfim os atos contrários às leis de Deus (O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap.V).

         A consciência culpada pelos erros do passado tambem limita a liberdade. No entanto, o espírita compreende que a existência na terra, além de objetivar o progresso do espírito, permite a ele resgatar débitos e ampliar a sua liberdade.

         No mundo espiritual, a liberdade não é ilimitada. Os espíritos mais elevados gozam de liberdade bem mais ampla, podendo transitar pelas regiões superiores e inferiores, enquanto que os pouco adiantados só podem transitar livremente nas regiões mais inferiores.  A liberdade depende, pois, da evolução espiritual de cada um, o que depende do esforço individual.

         O conhecimento espírita nos dá a oportunidade de construir a nossa liberdade plena, e aponta-nos o caminho para conquistá-la. Os resultados dependem de nós mesmos.    

 

 

Umberto Ferreira

 

 

Extraído da Revista Espírita Allan Kardec,

ano XII , nº45, pág. 14

Anúncios
Esse post foi publicado em Orientação Espírita e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s