ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

         Todas as denominações do cristianismo tradicional não admitem que o Espiritismo seja considerado cristão. Alegando que a Doutrina Espírita e a Cristã são diferentes e incompatíveis.

         Todavia, a que Cristianismo eles se referem? Sim, porque o Cristo não formalizou religião alguma, e quanto aos Evangelhos, não são incompatíveis de maneira nenhuma com a terceira revelação, pois “O Evangelho Segundo o Espiritismo” expõe a moral cristã e muitas questões doutrinárias dos Evangelhos em total concordância com o Espiritismo.

         As teologias das diversas denominações Cristãs divergem em muitos pontos, pois surgiram de interpretações isoladas dos textos Evangélicos segundo seu modo de compreensão e interesses. Assim, não há nenhuma de total acordo com outra, sempre existindo pontos de discussão.

         Desse modo, não podem considerar-se as únicas doutrinas Cristãs só porque o Espiritismo interpreta os Evangelhos de acordo com o ensino dos Espíritos Superiores.

         O Espiritismo baseia-se em fatos documentados em toda parte, principalmente nos círculos acadêmicos. E a moral deixada pelo Cristo tem caráter também universal, estando inserida sob diversas formas em todas as religiões, visto que, como confirmaram os Espíritos a Kardec (O Livro dos Espíritos questão 625), Jesus é o mais perfeito modelo de moral e o ser mais puro que apareceu sobre a terra. Sendo a consciência diretora do planeta.

         Assim sendo, o Espiritismo tendo por base doutrinária os evangelhos é uma doutrina eminentemente Cristã e seus adeptos são cristãos no sentido mais amplo do termo, lutando pela reforma interior, exercitando a caridade e trabalhando para que a mensagem de Jesus chegue a todas as pessoas. Tudo em concordância com as palavras do Cristo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei, só assim sereis reconhecidos como meus discípulos”. 

Jefferson Moura de Lemos

 

Esse post foi publicado em Espiritismo e Cristianismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

  1. Livre Arbítrio disse:

    Em concordância com o post acima, digo que a religião é o Cristianimo e a doutrina religiosa é o Espiritismo, assim como podia ser protestante, católica, testemunha de jeová, adventista ou mórmon, entre outras tantas dubdivisões dessas últimas doutrinas, mas todas tem como religião o Cristianismo.

    Na minha opinião pessoal, é no Espiritismo que o evangelho teve sua melhor aceitação prática. Muitas doutrinas se afirmam cristãs e acabam neganda as demais, porém, vejo que estas mesmas dão grande valor ao velho testamento, às ultrapassadas leis mosaicas, e não as leis de Deus. Quando Jesus disse que não vinha destruir a lei, mas que veio fazer com que a pratiquem, para interpretação de muitos cristãos, ele se referia às leis mosaicas, e com o Espiritismo, vemos que, logicamente, ele se refere apenas à lei de Deus, e que as leis mosaicas eram apenas as leis dos homens(leis civis), e Jesus não queria nada com isso, até pq eles variavam de povo a povo e mudavam de acordo com as necessidades e o progresso local. Pensando assim, muitos cristãos praticamente desconsideram os ensinamentos de Jesus, não digo isso em cultos, mas quanto à prática mesmo.

    Assim, falando que o Espiritismo não é uma doutrina cristã, alguns não percebem que suas doutrinas se aproximam cada vez mais do Judaísmo. Bem, não estou generalizando, mas é o que percebo nas atitudes e palavras de outros cristãos e instituições religiosas, mas vejo que muitos se esforçam justamente para acabar com isso internamente.

    No meu blog falo um pouco de doutrina religiosa e religião, se quiserem, passem por lá:

    http://bloglivrearbitrio.wordpress.com/2010/12/20/critica-a-entrevista-de-celia-arribas-no-programa-do-jo/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s