QUEM É MINHA MÃE, QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

QUEM É MINHA MÃE, QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

 

         Jesus chegou à sua casa, acompanhado da multidão que nela tambem entrou e ficou em sua volta. Seus familiares ali se viam impossibilitados até de se alimentarem e tentaram retira-lo de lá, dizendo que ele “havia perdido o espirito”, isto é, enlouquecera.

          Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.

          “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Todo aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão e irmã e mãe”.  

          Jesus tinha irmãos. São Mateus (capítulo 13, versículos 55 e 56), cita nominalmente quatro: “E não se chamava sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago e José, Simão e Judas? E não estão entre nós as suas irmãs?” São João (capítulo 7,versículo 5) afirma que nem seus irmãos criam nele. “Sai daqui vai para a Judeia” – seus irmãos lhe gritavam (capítulo 7, versículo 3), no testemunho do autor do quarto Evangelho e do Apocalipse.

          Discute-se, hoje, e a polêmica continuará acesa a 500 ou mil anos, se os chamados irmãos de Jesus eram mesmo filhos de José e de Maria.

          Poderiam ser primos do Mestre, pois os Judeus chamavam os primos de irmãos. Outra hipótese é de que, sendo José já idoso quando se uniu a Maria, teria trazido seus filhos de um primeiro casamento.

          Comprovadamente, os irmãos de Jesus eram espíritos atrasados, que jamais compreenderam sua missão messiânica, tanto assim que nenhum foi seu apóstolo ou discípulo. Longe de uma sintonia espiritual, a impressão que se tem é que, inclusive, o hostilizavam talvez por o considerarem apenas meio irmão, filho da madrasta.

         Isso fará maior sentido se admitirmos que, ao pé da cruz, onde estavam Maria e João Evangelista, o Cristo, agonizante, ao dizer: filho, eis aí tua mãe” e “mãe, eis aí o teu filho”, estaria incumbindo o discípulo que ele amava de, na sua ausência física, cuidar da Mãe Santíssima.  Falecido há muito tempo José, os filhos dele não se interessariam por ela.

          Muitas palavras que os evangelistas colocaram na boca de Jesus, como aquela resposta à sua mãe e seus irmãos, chocam por contrastar com sua infinita bondade e sua sublime doutrina de amor.

         Se há máximas em contradição com o princípio, a conclusão lógica é que as frases atribuídas ao Nazareno foram mal expressadas, mal compreendidas ou não são dele.

         O mais antigo dos evangelhos, o de São Marcos, seguramente foi escrito mais de 50 anos depois de sua morte. Os quatro Evangelhos que nos chegaram foram traduzidos do hebraico e vertidos para o grego por São Jerônimo*, no século IV. Segundo a Sociedade Bíblica Unida, em 1997, eles já haviam sido repassados para 2.167idiomas.

          Não é norma de sabedoria que quem conta um conto aumenta um ponto? Além disso, nenhum Evangelho registra que foi Mateus, Marcos, Lucas ou João quem o escreveu, mas Evangelhos “segundo são Mateus”, “segundo São Marcos”, “segundo São Lucas”, “segundo são João”, transmitindo a ideia de que os quatro relataram os fatos dos quais se recordavam, para que outros os redigissem.

         Supor que Jesus haja renegado sua mãe é desconhecer-lhe o caráter e a grandeza, sobretudo a partir do que ele destacou e está contido nos evangelhos de são Mateus, São Marcos e são Lucas:

          “Vós sabeis os mandamentos: não cometereis adultério, não matareis, não furtareis, não prestareis falsos testemunhos, não fareis mal a ninguém, honrai vosso pai e vossa mãe”.

 

 

 

Jávier Godinho

 

Extraído da “Revista Espírita Allan Kardec“

Ano XII nº 44, pág.15

 

 

 * jeflemos – Na verdade para o Latim.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s